Inteligencia Artificial: O que é essa tecnologia?

Inteligencia Artificial é um campo da ciência da computação que se concentra no estudo e desenvolvimento de sistemas capazes de executar tarefas que normalmente são reservadas ao intelecto humano , como traduzir documentos ou reconhecer pessoas pela sua face. Também sistemas que aprendem a se comportar de forma autônoma, como carros sem motorista , robôs ou softwares capazes de jogar sozinhos.

É um campo em expansão, em constante desenvolvimento. A parte mais madura e com maior impacto prático é a parte conhecida como “machine learning”, que permite programar sistemas para tomar decisões automáticas com base em grandes conjuntos de dados.

No entanto, e apesar do crescente entusiasmo, o aprendizado automático e suas aplicações mais avançadas, como “aprendizado profundo“, ainda estão longe de se comportar como agentes autônomos com uma inteligência comparável à dos humanos e assumindo as tarefas humanas mais complexas e criativas. Embora sejam melhores padrões de extração e executem tarefas repetitivas , a capacidade de colocar informações em contexto, encontrar causalidade ou improvisar respostas com dados fragmentados é algo que, por enquanto, as máquinas ainda não conseguem fazer facilmente.

Um exemplo de aprendizado automático é um sistema para detectar em que linguagem um tweet é escrito. Em vez de codificar um programa que aplica certas regras (como encontrar a letra “ñ” para detectar espanhol), os desenvolvedores puderam implementar modelos matemáticos que analisam milhões de tweets em diferentes idiomas e deduzir funções para calcular a probabilidade de uma nova sequência de caracteres corresponder a um idioma específico.

Como isso afetará as empresas?

Os gigantes da tecnologia já estão usando inteligência artificial em produtos que usamos todos os dias. Por exemplo, as redes sociais mais populares (Twitter, Instagram, Facebook) escolhem as postagens exibidas e também detectam conteúdo inapropriado usando algoritmos de inteligência artificial . A Amazon ou a Netflix recomendam novos produtos ou filmes que inferem as preferências do usuário. Recentemente, a Apple lançou sua tecnologia de reconhecimento facial para desbloquear dispositivos.

Um ponto interessante para a empresa não é tanto o progresso da inteligência artificial em si, mas também as plataformas de TI que suportam o armazenamento e processamento de vastos conjuntos de dados , bem como a disponibilidade de software especializado. Isso colocará o aprendizado de máquina ao alcance de mais e mais empresas. Talvez em certos setores veremos que as funcionalidades da inteligência artificial passam de um fator diferenciador para um recurso padrão que os consumidores esperam .

Em quais setores a inteligência artificial terá maior impacto?

A AI já está transformando setores como e-commerce , marketing digital ou logística, que vêm trabalhando ativamente há anos. Atualmente, na TV, as montadoras já estão anunciando modelos com detecção de pedestres, frenagem automática e até mesmo funcionalidades de auto-condução (Tesla).